Conte-moi un film
De la pellicule aux réseaux sociaux
ÉTÉ FRANÇAIS 2019

1. Organisez-vous en groupes de 4.

Note: Chaque groupe a une page personnelle.


2. Brainstorming (à travers votre pad).

Note: Choisissez un film au sein du groupe (consulter le site Allociné)

Remplissez les itens proposés:


- image de l'affiche

- lien de la bande-annonce

- lien du film complet (quand c'est possible)

- nom du réalisateur et du personnage préféré

- temps et lieu de filmage

- évaluation globale du film (en utilisant par exemple des étoiles)



3. Allez sur canva.com

Note: l'un des membres du groupe crée un compte sur canva et crée une équipe (voir mails sur votre pad).


Créez votre séparateur interactif en mobilisant tous les itens qui précèdent.

(deux modalités de productions:

1. séparateur sur support papier avec qrcode --> http://goqr.me/ t=url;

2. séparateur sur suport numérique

--> sur canva, cliquer sur: Publish --> website --> Coller le lien sur votre page personnelle)



4. Chargez votre séparateur sur votre page personnelle et coller le lien de votre séparateur en ligne.



5. Questionnaire Voxvote

https://live.voxvote.com/#/

PIN 38836





Se a sua pontuação está abaixo de 20, é um(a) Recém-chegado(a) (A1)

Isto significa que tem uma oportunidade para começar a melhorar a utilização que faz das tecnologias digitais

para o ensino. O feedback deste questionário identificou várias ações que pode tentar. Selecione uma ou duas

para começar durante o próximo período letivo, concentrando-se em melhorar significativamente as suas

estratégias de ensino. Ao fazer isso, estará a movimentar-se para a próxima etapa da competência digital, o

nível do(a) Explorador(a).


Se a sua pontuação está entre 20 e 33, é um(a) Explorador(a) (A2)

Isto significa que tem consciência do potencial das tecnologias digitais e está interessado(a) em explorá-las

para melhorar a prática pedagógica e profissional. Já começou a usar tecnologias digitais em algumas áreas e

irá beneficiar de uma prática mais consistente. Pode aumentar a sua competência através da colaboração e

troca com colegas e da ampliação do seu repertório de práticas e habilidades digitais. Tal vai levá-lo(a) ao

próximo passo de competência digital, o nível do(a) Integrador(a).


Se a sua pontuação está entre 34 e 49, é um(a) Integrador(a) (B1)

Isto significa que experimenta tecnologias digitais numa variedade de contextos e para uma série de

propósitos, integrando-as em muitas das suas práticas. Utiliza-as criativamente para melhorar diversos aspetos

do seu envolvimento profissional e está disposto(a) a expandir o seu repertório de práticas. Beneficiará se

melhorar a compreensão sobre que ferramentas funcionam melhor em que situações e sobre a adequação de

tecnologias digitais a métodos e estratégias pedagógicas. Tente dar a si mesmo(a) mais algum tempo para

experimentar e refletir, complementando-o com incentivo colaborativo e troca de conhecimento para chegar ao

próximo nível, o de Especialista (B2).


Se a sua pontuação está entre 50 e 65, é um(a) Especialista (B2)

Isto significa que usa uma variedade de tecnologias digitais, com confiança, criatividade e espírito crítico para

melhorar as suas atividades profissionais. Seleciona tecnologias digitais propositadamente para situações

específicas e procura compreender as vantagens e desvantagens de diferentes estratégias digitais. É curioso

(a) e aberto(a) a novas ideias, sabendo que há muitas coisas que ainda não experimentou. Utiliza a

experimentação como um meio de expandir, estruturar e consolidar o seu repertório de estratégias. Partilhe o

seu conhecimento com outros professores e continue a desenvolver, de forma crítica, as suas estratégias

digitais para alcançar o nível de Líder (C1).


Se a sua pontuação está entre 66 e 80, é um(a) Líder (C1)

Isto significa que tem uma abordagem consistente e abrangente no que toca à utilização de tecnologias digitais

para melhorar práticas pedagógicas e profissionais. Conta com um amplo repertório de estratégias digitais, do

qual sabe escolher a mais adequada para qualquer situação concreta. Reflete continuamente e desenvolve as

suas práticas. Mantém-se atualizado(a) quanto a novos desenvolvimentos e ideias através de trocas com

colegas e ajuda outros a aproveitarem o potencial das tecnologias digitais para melhorarem o ensino e a

aprendizagem. Se estiver pronto(a) para experimentar mais um pouco, será capaz de atingir o último nível de

competência, o de Pioneiro(a).


Se a sua pontuação está acima de 80, é um(a) Pioneiro(a) (C2)

Isto significa que questiona a adequação de práticas digitais e pedagógicas contemporâneas, das quais já é

Líder. Está preocupado(a) com as limitações ou desvantagens dessas práticas e é levado(a) pelo impulso para

inovar cada vez mais a educação. Experimenta tecnologias digitais altamente inovadoras e complexas e/ou

desenvolve novas abordagens pedagógicas. Lidera a inovação e é um exemplo para outros professores.